Diversas pessoas fizeram fila para fazer testes rápidos de Hepatites B e C em frente a prefeitura de Boca do Acre, no sul do Amazonas, nesta sexta-feira, 28.

hepatie web

A ação faz parte da campanha em comemoração pelo Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, celebrado hoje. Além dos testes, também é distribuído material educativo e orientações médicas.

A hepatite é uma doença que provoca inflamação no fígado. Pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.

A hepatite B é o tipo mais comum. A cura é possível em 90% dos casos, sem a necessidade de medicamentos.

O contágio ocorre pela relação sexual sem preservativos ou pelo sangue, com o compartilhamento de objetos perfurocortantes. Também é passada da mãe para o filho durante a gravidez.

A hepatite B tem vacina disponível no calendário. Sâo três doses: a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Se a gestante tiver hepatite B, o bebê deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.

A hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para essa patologia.

Os principais sintomas da hepatite são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.